terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pq as pessoas julgam????


Os seres humanos se comunicam de várias formas. Não só com a linguagem oral e escrita. Nosso corpo fala de muitas maneiras e os outros podem captar as mensagens, mesmo que a pessoa não se dê conta disso. As roupas que você veste, os lugares que você freqüenta, as pessoas com quem você anda, a sua expressão facial, um piscar de olhos, corte de cabelo, cor de cabelo, etc, tudo funciona como mensagens as quais os outros podem interpretar. O problema está aí, como quando se lê um texto e não se compreende o que está escrito, ou quando compreendemos errado o que o autor diz, cometemos um erro de interpretação, assim acontece com os sinais corpóreos. Uma pessoa pode piscar para você e você pode interpretar aquilo de várias maneiras. Se você cresceu num meio, onde usar bermudão sem camisa é coisa de marginal, e você muda para um outro e lá você vê um cara de bermudão sem camisa, vai logo achar que aquele cara é um marginal. Mesmo que naquele local, não seja nada de mais andar por aí desse jeito.
Justamente por termos a capacidade de leitura corporal latente é que costumamos fazer observações prévias sobre as pessoas, muitas vezes erradas, daí criam-se os preconceitos (pré=antes; conceito), que são leituras que fazemos antes de se ter contato com a coisa ou pessoa.
É errado julgar e rotular os outros sem conhecer, mas existem pessoas que não atentam para o fato de que cada um é um emaranhado que necessita de conhecimento e diálogo, que é preciso estar a par dos fatos, da situação da pessoa, de como ela é por dentro, não por fora, para se ter, então, alguma opnião a respeito da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário